Muitas pessoas não sabem, mas a causa e, a consequente solução, para dores nas costas, pode estar relacionada a saúde dos pés. O uso de calçados confortáveis e de alta qualidade não é o suficiente para lhe oferecer bem-estar nas atividades diárias se a palmilha não estiver ajustada de acordo com o tipo da sua pisada.

Algumas lojas de calçados possuem profissionais capazes de observar o formato do pé e indicar o sapato mais adequado para cada pessoa. No entanto, a palmilha também deve acompanhar esse processo de escolha do calçado, para isso, uma consulta com um especialista da área poderá através de testes diversos revelar se o uso de palmilhas será realmente necessário no seu caso, e em caso afirmativo, ele irá providenciar a confecção de palmilhas personalizadas.

As palmilhas proprioceptivas, além de absorverem o impacto, contribuem na distribuição do peso do corpo sobre a superfície dos pés de forma homogênea. Isso é muito importante já que muitas dores nas costas são causadas justamente pelo desequilíbrio corporal que tem origem nos pés. Ou seja, as palmilhas funcionais conseguem atuar no nivelamento das alturas dos membros inferiores fazendo com que as articulações e coluna mantenham-se posicionadas com correto alinhamento, além de distribuir adequadamente as forças de reação sofridas na região plantar do pé.

Assim, um simples ajuste de alturas e distribuição de pesos reduz deformidades na coluna vertebral e elimina as dores na região por meio da estimulação de pontos específicos nos pés que alteram a postura.

Essa técnica usada para alinhar a postura através da análise do tipo de pisada da pessoa é chamado de podoposturologia.