Algumas pessoas, só notam que tem um problema em relação ao tamanho das pernas quando experimentam uma calça jeans, e então percebem que a barra da calça ficou mais curta de um lado da perna.

A diferença de tamanho nos membros inferiores pode ser provocada pelas alterações anatômicas dos membros, doenças no quadril e joelhos, fraturas, desvios posturais ou problemas congênitos.  Essa diferença pode ocasionar desalinhamentos no sistema corporal, desencadeando dor e diversos processos de inflamação e lesão.

Ao notar essa alteração, é importante fazer uma avaliação e iniciar o tratamento de Podoposturologia.

A boa notícia é que esse problema pode ser solucionado com o uso de palmilha funcional proprioceptiva. O tratamento visa o alinhamento dos membros e adequação postural.

 

Como é feita a escolha das palmilhas?

 

Essa palmilha é específica e confeccionada individualmente de acordo com as necessidades de cada paciente, ou seja, as palmilhas encontradas em lojas não tem a finalidade de corrigir a postura.

Durante o tratamento, é feita uma avaliação postural e o exame Barapodometrico, que irá determinar a escolha do tipo de palmilha. O material utilizado para a produção das palmilhas é importante para garantir que elas sejam confortáveis, laváveis e duráveis.

A recomendação é que as palmilhas sejam usadas diariamente para conseguir a melhora do alinhamento postural. Ela pode ser utilizada com diversos tipos de calçados, como tênis de corrida, sandálias e sapatos.

Após 45 dias com a palmilha, o paciente pode retornar ao consultório para uma nova avaliação. Testes podem ser realizados para observar o equilíbrio do corpo e a diminuição da dor.

Com os resultados em mãos, o fisioterapeuta irá determinar se há necessidade de ajustes na palmilha e se o paciente deve continuar o tratamento com as palmilhas ou não.