Muitas pessoas escolhem os calçados na loja para comprar sem avaliar se eles realmente estão de acordo com o seu tipo de pisada. Essa situação pode gerar diversos problemas posturais, uma vez que nem sempre se leva em consideração o conforto e a saúde dos pés nesses casos.

Dessa forma, com o aumento das queixas de pacientes com dores em articulações e músculos pelo corpo, os profissionais especializados nessa área encontraram nas palmilhas biomecânicas uma solução prática e muito eficiente para devolver qualidade de vida a essas pessoas. Confira neste artigo os cinco principais benefícios das palmilhas posturais.

Auxilílio de doenças: as palmilhas interferem na circulação sanguínea do corpo, por isso, os modelos desenvolvidos de forma personalizada para auxiliar em casos de artrite, pé diabético e fascite plantar contribuem na prevenção e promovem maior conforto e segurança para pacientes que sofrem com essas doenças.

palmilhas posturaisProteção das articulações: palmilhas biomecânicas proporcionam grande amortecimento de impacto no contato dos pés sobre a superfície, ao contrário de palmilhas convencionais que, a longo prazo podem acarretar problemas articulares, sobretudo nos joelhos com simples caminhadas. Quando o impacto é pouco absorvido, pode observar-se inflamação na cartilagem que protege os ossos da articulação, o que acaba resultando em danos sérios e irreparáveis desse tecido. Consequentemente, o contato entre os ossos durante os movimentos cotidianos causa dor ao paciente e risco de complicações ainda maiores como aumento do processo inflamatório e perda de função da articulação em questão.

Melhora do desempenho esportivo: as palmilhas auxiliam também no equilíbrio do corpo ao propiciarem ao usuário uma pisada mais adequada. Com isso, atletas amadores ou profissionais são capazes de melhorar seu desempenho nas atividades físicas, além de se protegerem contra a sobrecarga nas articulações dos pés, tornozelos, joelhos e quadril ao distribuirem melhor os pontos de pressão.

Redução de dores do dia a dia: é comum observar pessoas se queixando de dores nos pés, quadril e costas quando usam por longas horas um calçado qualquer. As palmilhas posturais são bastante eficientes na redução de tais dores, porque o movimento dos pés está diretamente associado a postura correta, ajustando os ângulos e auxiliando no equilíbrio constante do corpo. Além disso, as palmilhas auxiliam na adaptação a praticamente qualquer calçado garantindo maior conforto.

Auxílio na postura: nosso cérebro tende a corrigir automaticamente o ângulo que os pés definem para nossas pernas quando caminhamos. No entanto, essa correção é inconsciente, por isso não percebemos que nossa postura está sendo influenciada pelo caminhar. As palmilhas biomecânicas, portanto, auxiliam na postura à medida que alinham corretamente o eixo do corpo.

 Não deixe de cuidar da saúde dos seus pés, pois como visto, a saúde de todo o corpo é influenciada por eles também. Considere o uso de planilhas biomecânicas para garantir uma vida com mais mais qualidade e segurança.