Palmilhas proprioceptivas são indicadas para diversos casos envolvendo desconforto nos pés ou queixas de dores articulares - nessas situações normalmente são indicadas palmilhas básicas -, até mesmo para dores na coluna - em que são recomendadas palmilhas chamadas posturais - por auxiliarem no alinhamento da postura e no equilíbrio dos membros inferiores.

Para identificar a necessidade, de fato, do uso de palmilhas proprioceptivas, é importante que o paciente procure um profissional para fazer uma análise de acordo com os incômodos que esteja sentindo, ao invés de comprar qualquer palmilha pronta à venda em lojas. Isso porque, o profissional especializado no assunto, irá realizar uma avaliação postural, além de entender sua rotina de trabalho e atividades durante o dia e, por fim, caso seja necessário, ele providenciará a confecção personalizada de palmilhas proprioceptivas para trazer mais conforto.

Palmilhas proprioceptivas devem ser usadas regularmente podendo o período total variar de acordo com o tratamento de cada pessoa. Por isso, devem ser realizados acompanhamentos contínuos com o especialista da área que irá avaliar o progresso do tratamento, eficácia das palmilhas e fazer adaptações ao produto sempre que for necessário.

Como o uso das palmilhas funcionais é frequente, é fundamental cuidar de sua manutenção fazendo limpeza adequada, cuidando para que sua durabilidade seja prolongada.

Palmilhas proprioceptivas podem ser usadas com qualquer tipo de calçado, abertos ou fechados. A tecnologia no desenvolvimento desse produto é bastante avançada oferecendo conforto e praticidade aos pacientes para que não precisem abrir mão de suas atividades ao mesmo tempo em que cuidam da saúde do seu corpo. As palmilhas funcionais são desenvolvidas de materiais de alta qualidade, são leves, porém resistentes, capazes de absorver o suor e auxiliar até mesmo na transpiração do pé, potencializando a sensação de conforto na região.

Tanto atleta, quanto pessoas que não praticam muitos exercícios físicos, podem utilizar palmilhas proprioceptivas e se beneficiar do conforto proporcionado por elas durante suas atividades, sejam elas na intensidade em que forem. Para cada caso será confeccionado um tipo de palmilha personalizada coerente com cada estilo de vida.