Na literatura podemos encontrar 3 tipos de palmilhas: as pré-fabricadas (silicone), as customizadas (ortopédicas) e as individualizadas (como as utilizadas em podoposturologia).
É muito comum encontrarmos, no dia-a-dia clínico, pacientes com essa dúvida: qual a diferença entre essas palmilhas?

palmilhas posturais e ortopédicas
Caption


Basicamente, a diferença está na composição e na teoria envolvida. As pré-fabricadas são "moldadas" de maneira a atingir o maior número de pessoas e, normalmente, trabalham um componente específico na palmilha (somente arco, somente piloto, somente barra); as ortopédicas compreendem o pé como um bloco e, assim como as pré-fabricadas utilizam de um só componente (de Valente, com piloto) ou do tipo helicoidal que são mais rígidas e que suportam regiões distintas do pé plano; 
As palmilhas individualizadas têm uma avaliação mais ampla e consideram as 3 divisões funcionais do pé (antepé, médiopé e retropé), além da repercussão postural de cada elemento da palmilha. Além disso, são mais confortáveis e facilmente adaptáveis em vários tipos de calçados, principalmente em femininos, o que não acontece com as outras palmilhas por serem mais volumosas.

 

Fonte: Podoshop