Você sente dores no pescoço ou na nuca? Percebeu que depois de ficar muito tempo digitando no celular, tablet ou passar horas trabalhando no computador, a dor sentida nesta região é praticamente insuportável? Este é o alerta que faz o médico fisioterapeuta e especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva, com formação em podoposturologia, Dr. Victor Marcassa Neto.

Causas da Dor no Pescoço (cervical)

“Várias são as causas para a ocorrência de dores a nível cervical, tais como stress, disfunção da ATM – Articulação Tempero Mandibular, distúrbios visuais, má regulação dos óculos, patologias posturais ascendentes (vindas dos pés), escoliose, maus procedimentos ortodônticos, dentre outros. O mau estilo de vida como sentar de forma errada, TV no quarto, tablets e celulares são hoje os maiores vilões para o aparecimento de dores na coluna cervical. Esta afecção atinge pessoas de todas as idades”, alerta o especialista.

dores no pescoço
Caption

A coluna cervical é capaz de suportar os quase sete quilos da cabeça humana e dar ao pescoço a possibilidade de movimento. “Ela é formada por sete vértebras e uma alteração na postura se apresenta a nível cervical em tensão muscular e/ou bloqueios funcionais vertebrais, resultando em pinçamento nervoso, formação de hérnia de disco, artrose, dores, disfunção na ATM, problemas visuais, etc. Estes bloqueios vertebrais são sempre os mesmos para a mesma pessoa ocorrendo a nível C1-C2 [primeiras vértebras] ou C1- occipital [luxação traumática]”.

Tratamento da Dor no Pescoço (cervical)

Segundo Dr. Victor, quando se fala em dores no pescoço, a coluna sempre está envolvida direta ou indiretamente e por isso são várias as formas de tratamento. “Desde uma correção postural, massagens, osteopatia, fisioterapia, oftalmologia, dentistas até cirurgia. A melhor forma de se tratar tal problema é atuar na causa da dor, ou seja tirar o bloqueio vertebral e a tensão”.

Uma técnica assertiva para tratamento e eliminação das dores na coluna cervical é o uso das palmilhas, chamada de podoposturologia. “As palmilhas atuam diretamente no problema funcional que o sistema tônico postural esteja apresentando. Seu uso permite o desbloqueio vertebral e o alívio das dores e das tensões pela reprogramação do sistema tônico postural e decorrente alinhamento corporal, cintura  pélvica, escapular e coluna”, explica o fisioterapeuta.

Marcassa explica que entre 45 e 90 dias os resultados podem ser observados. “O tratamento com palmilhas é indicado para os problemas na coluna cervical e é, na atualidade, uma das soluções mais eficazes e duradouras”, finaliza.

Por: Aline Vonsovicz 

Fonte: http://revistacorpore.com.br/portal/dores-no-pescoco/