Dois problemas que todo mundo enfrenta ou vai enfrentar são as dores e o inchaço nos pés. Seja um ou outros, eles são um incômodo frequente na vida de muitas pessoas e a grande maioria delas nem sabe o porque sofre com eles.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre as causas e as formas mais comuns dessas dores e inchaço nos pés.

As dores podem ter diversos fatores para seu surgimento, mas os principais são: uso de sapatos inadequados ou altos demais por muito tempo, praticar exercícios sem preparo correto ou tênis adequado. Outro fator que causa muitas dores e muita gente não sabe que tem, é a pisada incorreta, ela faz com que o peso do corpo se distribua de forma irregular e assim sobrecarrega certos pontos e gera dor e calos nos pés. Obesidade é um outro fator que contribui e muito para as dores se tornarem cada vez mais frequentes.

Já os inchaços são decorrentes da retenção de líquidos no corpo. Essa retenção tem seus motivos e que muitas vezes são: má circulação (por idade ou outras doenças vasculares), excesso de peso em obesos ou grávidas, permanecer em uma mesma posição durante muito tempo. A diabetes e a trombose também fazem os pés incharem justamente por estarem ligados a circulação.

Para amenizar as dores, o indicado é o uso das palmilhas posturais e procurar um tratamento através da podoposturologia.  Isso previne o surgimento e desenvolvimento do joanetes ou tendinites.

Já o inchaço deve ser aliviado com compressas antes de dormir ou deixando os pés esticados acima do nível do corpo com uma almofada ou apoio para a circulação fluir de forma mais adequada.

Independente do seu problema, busque a podoposturologia para seguir um tratamento eficaz e criado especificamente para o seu caso.