Hoje vamos falar sobre alguns desses fatores e como prevenir os seus efeitos.

- VENTO: Pode até parecer conselho de vó, mas é verdade que a friagem e as mudanças de temperatura causam sim maiores desconfortos nas articulações e acabam fadigando nosso corpo. Mesmo assim , esses fatores perdem forças se comparados com as ventanias. Especialistas começam a afirmar que a exposição em ventos muito fortes pode causar um travamento muscular e isso pode resultar em maiores complicações se não tiver o tratamento adequado.

- TRISTEZA: Estar com uma dor na alma pode e vai sim te trazer complicações físicas porque quando não conseguimos lidar com a negatividade, nosso corpo acaba entrando em uma espécie de modo defensivo e isso remete a um surgimento intenso de dores. Os fatores psicológicos correspondem a 16% dos incômodos na nuca ou na lombar. Para dores com essa carga, o melhor é buscar ajuda com psicólogos qualificados.

- CIGARRO: Uma hora ou outra, vamos enfrentar algum tipo de dor nas costas. E quem fuma, tem muitos mais chances de sofrer e não sair mais dessa situação. O fumo faz com que o organismo tenha dificuldades em eliminar as “células lixo” dos músculos. Além disso, os vasos sanguíneos comprimidos começam a impedir que os analgésicos naturais do corpo façam sua parte. E isso causa mais dor por mais tempo.

- ÁLCOOL: O alerta vale para quem bebe todos os dias e para aqueles que deixam para tomar todas e mais um pouco nos finais de semana. As dores surgem porque quando ingerimos grandes quantidades de álcool, a absorção de vitamina B é prejudicada. Isso facilita demais a inflamação das terminações nervosas. Uma desregulagem nas sensações de bem-estar e dor também acontece quando o álcool está na corrente sanguínea. Dores frequentes podem se tornar crônicas se não cuidadas e tratadas. Aprecie com muita moderação.

Cuide da sua saúde como um todo e conheça seu corpo de uma forma geral para ter controle do que você pode ou não abusar sem causar danos permanentes. A prevenção e o conhecimento são as melhores opções e aliados.