Muitos problemas surgem na região dos joelhos e isso não é restrito apenas aos atletas ou profissionais esportivos. Uma grande parte da população sofre com algum tipo de lesão no joelho. Existem vários tipos de lesões que podem afetar essa parte do nosso corpo. Uma dor ou outra geralmente é julgada como problema nos ossos ou ligamentos, mas não é bem assim porque cada lesão tem sua causa, consequência e tratamento. Além é claro de suas diferenças.

 

Vamos esclarecer alguns pontos nas principais lesões.

 

Inflamação na pata de ganso: Os três tendões que formam um desenho semelhante a uma pata de ganso sofre uma inflamação que agrava dores e pode provocar inchaço.

 

Lesão de menisco: Seja lateral ou medial, esse tipo de lesão causa um desconforto na linha articular lateral ou interna.

 

Lesão no ligamento cruzado anterior: Uma das lesões que mais comuns. Pode ser causada por algum trauma ao praticar um esporte ou exercícios. Uma dor forte é o resultado dessa lesão, nesse caso um médico deve dar um diagnóstico mais detalhado para um tratamento mais eficiente.

 

Síndrome da banda iliotibial: Uma “faixa” que se estende por toda lateral da coxa é a banda iliotibial. Uma dor na lateral do joelho indica a presença dessa síndrome.

 

Condromalácia patelar: Um forte desgaste na cartilagem é a principal causa e com isso, o atrito entre os ossos aumenta muito. Uma dor na parte da frente do joelho e desconforto ao subir escadas ou permanecer sentado são os principais sinais dessa lesão.

 

Não importa qual o tipo de lesão, o mais indicado é buscar um médico especializado que faça exames necessários com auxílio de equipamentos modernos e atualizados para que o diagnóstico e tratamento sejam eficazes e sem maiores danos à saúde. Busque tratamentos que realmente tratam a causa da lesão e não só os sintomas.