A Podoposturologia é a ciência que estuda a influência dos pés sobre as alterações funcionais e posturais do nosso corpo. Hoje sabemos que através de alterações de pisadas podemos comprometer diversas articulações, pré-dispondo essas regiões a quadros álgicos (dores) e processos inflamatórios. A pisada pode influenciar nos casos de dores nas articulações do joelho, quadril, coluna lombar, cervical e torácica. Através das palmilhas posturais, é possível auxiliar no tratamento de diversas patologias e, assim, contribuir para uma melhora mais rápida e eficaz.

Para que você faça o uso das palmilhas posturais é necessário passar por uma consulta por um fisioterapeuta especializado em Podoposturologia. Assim, através de uma avaliação individualizada, ele conseguirá traçar parâmetros de quais acessórios serão utilizados para confecção da palmilha. Além de quadros álgicos, as palmilhas posturais, como seu nome já revela, é um componente indispensável nos tratamentos dos desvios da coluna, pois através dos elementos colocados nas palmilhas posturais, irá criar estímulos proprioceptivos nos captores podais, estimulando todo sistema miofascial a adaptar-se no posicionamento adequado.

Diversos estudos vêm comprovando a eficácia do uso das palmilhas nos tratamentos posturais, e estruturando a sua importância clínica para pacientes que sofrem de desvios leves, moderados e severos (sem indicação cirúrgica).

A PODOPOSTUROLOGIA TRATA NEUROMA DE MORTON

 

PALMILHAS POSTURAIS

As palmilhas posturais hoje são utilizadas para diversas patologias. Podemos utilizar as palmilhas no tratamento de pacientes com Escoliose, Hérnias Discais ou até mesmo alterações mais simples, quadros álgicos (dores) em joelhos e quadris. Esportistas também estão se beneficiando das palmilhas, que é confeccionada com especificidade para cada esporte, aumento seu rendimento e diminuindo os riscos de lesões.

 

NEUROMA DE MORTON

O Neuroma de Morton, muitas vezes de difícil diagnóstico, pode ser explicado por um processo irritadiço no nervo que fica entre o terceiro e quarto metatarso, região plantar do . O paciente relata dor na região anterior do pé, o que o impede de realizar qualquer esforço em pé. Pouco se sabe sobre a causa desse processo irritadiço, porém, supõe-se que o aumento do atrito sobre o nervo leve a um processo inflamatório. Com isso, o uso das palmilhas posturais com seus elementos específicos para essa patologia irá proporcionar um alívio imediato e contínuo, diminuindo a sobrecarga na região e diminuindo as dores durante a marcha.

 

                                                                              FIQUE DE OLHO!

Espinha Irritada é o que denominamos um conjunto de sinais e sintomas apresentados na região plantar do pé. Dores na região do calcanhar ou na ponta do pé estão incluídos nesses sintomas. Normalmente, os pacientes relatam que não conseguem permanecer por um período mais prolongado em pé, pois as dores ficam “insuportáveis”. Casos assim podem ser tratados com o uso da palmilha, onde possui um elemento chamado Podomousse, quando utilizado junto com a palmilhas posturais Comfort, diminui a sobrecarga plantar, gerando um alívio nos sintomas, além de contribuir na correção da pisada, principal fator desta patologia.

 

Fonte: http://iarcbauru.com.br/palmilhas-posturais/