Muitas pessoas que sofrem com diabetes costumam ter também o que se chama de neuropatia, ou seja, má circulação do sangue no corpo decorrente de danos nos nervos e atinge principalmente pés, pernas, joelhos. A neuropatia diminui a sensibilidade e a cicatrização de uma região que tenha sofrido algum tipo de impacto e lesão, por isso pode ser bastante perigosa sendo necessário inclusive a amputação de membros em alguns casos. Uma pessoa com baixa sensibilidade dolorosa e térmica pode não perceber quando algum objeto está tocando, machucando ou queimando o local devido a exaustão dos neurônios periféricos.

A diabetes tem como característica a diminuição dos níveis de insulina no sangue, com isso a entrada de glicose nas células para a produção de energia e bom funcionamento do organismo ficam dificultados. Ou seja, causa prejuízos na circulação e consequente baixa oxigenação dos tecidos, além de diminuir as defesas protetoras, daí a maior predisposição à infecção nos pés de diabéticos.

Para prevenir que os pés, principais alvos de problemas relacionados a neuropatia simétrica bilateral, sejam afetados, basta checar frequentemente se há algum tipo de ferida (lesões ou úlceras) ou aspecto incomum como inchaços no local, e além disso é recomendado o uso de palmilhas funcionais personalizadas para cada paciente.

As palmilhas funcionais equilibram a distribuição de pressão em todos os pontos do pé minimizando assim, o risco de lesões por alta pressão concentrada em pontos específicos e, ainda, ativam a circulação.

Trata-se de uma solução simples e viável para quem tem diabetes, mas que se não for cuidado com a devida atenção pode levar sérios riscos ao paciente.

Toda palmilha funcional oferece benefícios para esses tipos de casos, no entanto, as palmilhas feitas sob medida podem ser ainda mais eficazes.

Os sapatos de pés diabéticos também merecem atenção especial uma vez que os problemas mais comuns observados nesses casos são calos, bolhas, rachaduras, micoses e unhas encravadas.

 

Por: Raquel Aguiar

Jornalista (LCBR Digital)