A forma em que pisamos no chão possui impacto direto na saúde da nossa coluna, ossos e músculos. Se você sente desconfortos nessas áreas pelo corpo, saiba que a solução pode estar na saúde dos seus pés com o uso de palmilhas posturais que ajustam sua pisada distribuindo de forma correta a pressão dos pés no solo, e consequentemente, harmonizando toda sua postura corporal.

Este tratamento é chamado de podoposturologia, ou seja, de acordo com o caso de cada pessoa e suas queixas, palmilhas personalizadas serão usadas nos calçados periodicamente garantindo o ideal posicionamento da sola dos pés, que como dito acima, levará reflexos positivos a toda a estrutura do corpo.

Além de minimizar dores na musculatura e articulações, o uso de palmilhas posturais auxilia também no equilíbrio do corpo melhorando inclusive o desempenho de atletas em suas atividades físicas. Isso é devido ao ajuste do centro gravitacional do corpo para a posição correta e sequente orientação dos estímulos neurológicos também para esta nova direção. A podoposturologia pode ser aplicada desde crianças a idosos.

As principais objeções dos pacientes que optam pela podoposturologia são dores nos joelhos, quadris, pés, tornozelo e região lombar. Sendo assim, cada situação é analisada especificamente por um profissional para confeccionar a palmilha mais adequada com base em balanceamentos, avaliação da postura, tipo de pisada e outros testes de equilíbrio. As palmilhas são feitas de borracha com pontos que atuam em locais estratégicos dos pés estimulando os músculos de toda a região afetada levando à correção postural do paciente.

O prazo para perceber os resultados da podoposturologia pode variar muito. Desde casos rápidos de 45 dias a 6 meses até casos mais lentos com solução dos problemas de 1 a 3 anos de uso das palmilhas posturais. Ao final do tratamento, apesar de todo comportamento postural ajustado, o paciente deve continuar se policiando diariamente para manter os novos hábitos posturais nas atividades cotidianas.