Estuda a influência dos mecanorreceptores dos pés na postura corporal e no equilíbrio ortostático. Parte do princípio que o Sistema Nervoso Central utiliza as informações oriundas dos neurorreceptores localizados na pele da região plantar como forma de organizar uma postura com equilíbrio fisiológico.

Todas as palmilhas estimulam a pele do pé?

As informações necessárias para a regulação da postura estática e dinâmica também são decorrentes da planta dos pés. Portanto, todas as palmilhas estimulam os neurorreceptores da pele na região plantar. Como resposta ocorre uma reprogramação na estratégia postural. A questão é se os estímulos desencadeiam uma resposta satisfatória e corretiva ou exacerbam as alterações posturais já pré-existentes.

As palmilhas posturais estimulam uma região seletiva. Conceitualmente são descritas como palmilhas posturais aquelas que têm uma preocupação com o bom funcionamento do sistema músculo, esquelético, articular e postural do indivíduo. Pois, atuam na postura equilibrando as tensões entre as cadeias de músculos que envolvem o esqueleto ósseo.

PODOPOSTUROLOGIA, PÉS E SAÚDE: PODOPOSTUROLOGIA É UMA ÁREA DA CIÊNCIA!

 O que diferencia as palmilhas posturais das ortopédicas?

 É o fato de que as palmilhas posturais extrapolam os problemas dos pés. Muitas vezes são prescritas para corrigir variáveis posturais alteradas de indivíduos com pés normais e sem queixas clínicas podais. Já as palmilhas descritas como ortopédicas tem sua atenção voltada exclusivamente ao pé. Buscam a solução dos problemas localizados nos pés sem levar em conta a sua influência na postura corporal. Palmilhas sejam quais forem as denominações ou composições, estimulam os mecanorreceptores e em consequência o SNC e a postura corporal. As palmilhas posturais agem imediatamente em alguns parâmetros posturais. Portanto, qualquer estímulo exercido sobre a pele da planta dos pés é enviado ao SNC para interpretação com relação a postura ortostática.

A avaliação de determinadas variáveis posturais estáticas e dinâmicas é imprescindível para a prescrição das peças podais e palmilhas. Na avaliação são observados parâmetros posturais que podem estar alterados. O tratamento com palmilhas posturais contribuem na correção. Na palmilha descrita como postural, podem e frequentemente são fixadas peças podais com o objetivo de diminuir ou corrigir os desequilíbrios da tensão muscular (tônus), promover as simetrias do corpo e reduzir as disfunções nas informações que perturbam a postura e o equilíbrio ortostático. Portanto, as peças podais escolhidas em uma avaliação postural, são as informações necessárias para que o SNC regule a postura na forma desejada e possível.

falta de conhecimento pode propiciar alterações lesivas ao individuo. Gradativamente pode desenvolver um desconforto muscular, dor e degeneração articular.

Fonte: http://cfe.com.br/blog/58-podoposturologia-pes-e-saude-podoposturologia-e-uma-area-da-ciencia