A articulação da mandíbula (ATM) é importante para várias ações, como mastigar, falar, engolir e bocejar, por exemplo. Porém, quando ela tem alguma disfunção, pode prejudicar muito a qualidade de vida e dar sintomas como estalos, dor nos músculos da face, dor de cabeça ao acordar, zumbido no ouvido e dor para abrir a boca, bocejar ou mastigar. 

A podoposturologia já comprovou ser eficaz para tratar da disfunção da ATM, devido o problema alterar a postura da pessoa e consequentemente causar dor. A palmilha é responsável pela correção da base de sustentação e consequente melhoria postural, diminuindo a probabilidade de desenvolver mais dores pelo corpo

 

As palmilhas posturais são individualizadas e personalizadas, resultando de uma avaliação pormenorizada o que as diferencia das palmilhas ortopédicas e das pré-fabricadas. Na avaliação de podoposturologia, além de considerar o apoio dos pés no solo, é analisada a influência que uma inadequada base de sustentação provoca na postura corporal. Através de uma profunda análise são feitas adaptações que possibilitam modificações posturais contribuindo para uma maior eficiência postural e do movimento.

 

Os elementos colocados nas palmilhas vão alterar distribuições de pressão, fornecer o suporte mecânico necessário e estimular os receptores sensoriais plantares que influenciarão no desenvolvimento de adaptações musculares necessárias para a aquisição do novo alinhamento. A confecção das palmilhas é totalmente individualizada, sendo posicionados elementos na palmilha de acordo com a avaliação previamente realizada. Na sua confecção são utilizados diferentes materiais (EVA, neoprene, poliuretano, etc), de acordo com o objetivo pretendido (estabilização, propulsão, absorção de impactos, conforto).