Uma nova técnica promete ajudar a acertar a postura corporal a partir dos pés. Com a podoposturologia, os corredores também poderão se beneficiar a ter uma pisada correta e, assim, evitar possíveis lesões e dores durante e após o treino.

O fisioterapeuta esportivo Felipe Santa Rita, especialista em podoposturologia, explica mais sobre o assunto: “A pisada errada é o deslocamento do centro de pressão internamente, que é a chamada pisada pronada, ou externamente, conhecida como supinada. Caso seja centralizado, a pisada é neutra”. Para identificar essa diferença o fisioterapeuta realiza os exames de baropodometria e estabilometria. “Vale ressaltar que os exames de análise cinemática do retropé, realizados em esteiras, detectam o mecanismo de pronação e supinação apenas do calcanhar e não de toda a pisada”, explica.

Após descobrir qual é o tipo de pisada, Felipe indica uma palmilha postural ao paciente. “Além de estimularem os músculos a realizarem essa correção da pisada, vão corrigir a postura.” Isso pode, inclusive, ajudar no ganho de performance do atleta, já que, além do acerto na pisada, o corredor melhora a postura.

Segundo o especialista, o melhor tênis para os corredores é sempre o neutro. Logo, caso a pessoa tenha uma pisada pronada ou supinada, as palmilhas posturais são as melhores soluções. “Os calçados para tipos específicos de pisada costumam ser mais caros e não ajudam a corrigir o problema”, explica.

 

Fonte: http://www.suacorrida.com.br/treino-finisher/podoposturologia-acerte-sua-pisada/