Quando se trata da saúde do ser humano, diversas formas de tratamentos devem ser levadas em consideração pelos médicos. E alguns casos uma dor que aparece em determinados locais do corpo, pode ser, senão resolvida, muitas vezes apresentar uma melhora considerávelatravés da aplicação de um tratamento mais específico.

podoposturologiaDesta forma que um dos tratamentos eficazes relacionado à postura se tornou importante no combate às dores, conhecida como Podoposturologia. Essa técnica, chegada ao Brasil há 20 anos, auxilia na prevenção e no tratamento terapêutico através da prescrição de palmilhas posturais. As palmilhas posturais podem ser utilizadas no tratamento e prevenção de dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo e pé.

De acordo com a Fisioterapeuta Cláudia Gouveia Perales, a Podoposturologia traz muitos benefícios no tratamento do paciente, pois é possível prevenir e tratar transtornos da postura e do equilíbrio através de estímulos sensoriais aplicados por elementos na região plantar do pé do paciente, propiciando uma postura mais alinhada e o alivio de desconforto e dores, seja na região plantar ou em qualquer parte do corpo.

Os elementos podais estimulam receptores sensoriais localizados na pele da região plantar, ativando áreas do Sistema Nervoso Central (SNC) que irão alterar o tônus de vários músculos, alterando assim a postura do individuo, deixando-a mais alinhada possível para que aquele paciente, melhorando toda a biomecânica”, explica a fisioterapeuta.

A fisioterapeuta Cláudia trabalha com a Podoposturologia há dois anos e desde então aprimora a técnica em cursos e congressos. No total já são cinco cursos e um congresso que a fisioterapeuta participou.

Ana Paula Corrêa

Assessoria de Comunicação