Você já parou para pensar que as suas dores de cabeça podem estar relacionadas à sua sola do pé? Os pés funcionam como base de sustentação corporal e, portanto, nosso equilíbrio se inicia por eles. Quando pisamos de forma errada causamos uma assimetria postural, que deixa nosso corpo desequilibrado, provocando diversos tipos de problemas de saúde e dores físicas, com as de cabeça, por exemplo.

palmilhas-dor-de-cabeca

A boa notícia é que para quem deseja devolver a harmonia ao corpo, e acabar com os incômodos causados por um sistema corporal desajustado, existe a Podoposturologia, que vem ganhando cada vez mais adeptos. Pudera, a técnica devolve ao paciente a rara simetria corporal, com o uso de palmilhas especiais.

“Macias, confortáveis e confeccionadas sob medida, as palmilhas corrigem a postura, ao mesmo tempo em que evitam a agressão e/ou stress ao corpo, eliminando doenças, cansaço e dores, motivados pela má postura”, explica o fisioterapeuta Victor Marcassa Neto, especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva, com formação em Podoposturologia. Ele também ressalta que a técnica busca integrar os conhecimentos entre a estreita relação dos pés, olhos e oclusão dentária, uma vez que eles são os principais responsáveis pelo ajustamento postural.

No caso específico da dor de cabeça, Victor Marcassa explica que o desajuste postural está causando um bloqueio vertebral na coluna cervical e/ou assimetria de tensão nos músculos do pescoço. "Um comprometimento neurovascular que se irradia para a cabeça, causando a dor". Segundo ele, para saber se o problema está de fato ligado à má postura é necessário o uso da palmilha num período de 45 a 90 dias. 

Como funciona o tratamento

A Podoposturologia previne e trata os transtornos da postura e do equilíbrio corporal através dos neurorreceptores da planta dos pés, reduzindo os picos de pressão. O tratamento não é para a vida toda. Independente da idade do paciente, num período de 45 a 90 dias de uso contínuo das palmilhas os parâmetros posturais são corrigidos.

Como é detectado o problema

Por meio de avaliação postural clínica com podoscópio (análise da planta dos pés), anamnese (teste de equilíbrio), análise de rotação, nivelamento de bacia e tensão da musculatura paravertebral, é possível prescrever e confeccionar uma palmilha específica para a necessidade do paciente.
 

Indicações

São inúmeras as indicações para se utilizar as palmilhas de reeducação postural, entre elas, estão:

  • Perna curta;
  • Pé cavo e pé plano (chato);
  • Esporão de Calcâneo;
  • Problemas de joelho;
  • Tendinite nos membros inferiores;
  • Alterações no tipo de pisada (pronada ou supinada);
  • Bolhas e rachaduras nos pés;
  • Unha encravada;
  • Disfunções na ATM (Articulação Têmporo – Mandibular);
  • Dores de cabeça.

Fonte: Revista Corpore

http://revistacorpore.com.br/materias/reabilitacao/podoposturologia/dor-de-cabeca-que-vem-da-sola-do-pe