Com as Olimpíadas 2016 na cidade do Rio de Janeiro, tudo o que envolve o evento, segue a todo vapor. São muitos atletas que seguem com a gana de ganhar a tão suada medalha de ouro, mas para que isso possa acontecer, não basta apenas ter o foco, a determinação, muitos são os fatores para que um atleta esteja hábil a ser o melhor no seu esporte e categoria.

A saúde precisa estar 100% ótima em um atleta, seja na preparação física, alimentação até a vestimenta, no caso uniforme que vai usar. Um ponto muito importante que um atleta utiliza e muito são os pés e nesse caso se não estiver alinhado com os demais pontos no cuidado da saúde, pode ocorrer de ser tirado da competição por alguma lesão mais grave.

 

Os pés são um ponto chave para o atleta, e por isso precisa ser muito bem cuidado e a podoposturologia oferece grande auxílio nessa preparação. Através das palmilhas posturais, a pessoa tem maior segurança nos treinos e competições.

A técnica podoposturologia consiste em alinhar a postura por meio de uma análise do e da pisada. De acordo com o fisioterapeuta especializado na técnica Geraldo Magalhães, as bases da correção postural não são meramente mecânicas, mas, sobretudo, neurológicas, por isso, a estimulação de determinados pontos nos pés possibilita a alteração da postura e, consequentemente, a correção dos desequilíbrios e das queixas e dores.

O fisioterapeuta destaca que o Sistema Nervoso Central se utiliza das informações dos neuroreceptores localizados na pele da região do pé (plantar) para organizar a postura com equilíbrio fisiológico, daí a estimulação nos lugares corretos, aliada a outras manobras, possibilita corrigir problemas como as dores nas costas (lombalgias), pernas, ombros e até mesmo dores de cabeça. “Muitos chegam à clínica com queixas no joelho, dor de coluna ou mesmo artrose. Uma vez que os padrões de correção são definidos, eles são transmitidos ao cérebro, que interpreta a retomada do equilíbrio”, esclarece o fisioterapeuta.

 

Fonte da entrevista: 

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/saude/noticia/nova-tecnica-corrige-postura-e-coluna-com-tratamento-dos-pes-e-pisada/?cHash=c50428eb890938689b37c7a14980c039