gravidez provoca diversas modificações corporais na mulher. Uma das alterações mais notórias encontra-se na postura. Conforme ocorre o crescimento do útero, o centro de gravidade do corpo começa a sofrer mudanças, causando um grande impacto na coluna vertebral.

O fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, descreve que a mudança do centro de gravidade provoca uma sobrecarga na coluna da gestante e é esta a razão pela qual as dores começam a aparecer.

Dessa forma, os incômodos e desconfortos começam a trazer limitações para a grávida, sobretudo, na realização de tarefas no cotidiano. "No decorrer do desenvolvimento do bebê no útero começa a ocorrer um mecanismo compensatório que é marcado pelo aumento da curvatura normal da coluna, a lordose lombar. Dessa forma, a pelve pode ficar inclinada para frente causando uma sobrecarga nos músculos", afirma Montenegro.

TÉCNICA AJUDA A CORRIGIR A POSTURA APÓS A GRAVIDEZ

Reeducar a postura exige disciplina e muita determinação da mamãe. E para dar uma forcinha nessa tarefa, a podoposturologia tem sido uma grande aliada. "Trata-se de uma técnica de origem francesa que tem a finalidade de corrigir a postura por meio das palmilhas posturais, proporcionando, dessa forma, um equilíbrio corporal pelos neurorreceptores que ficam localizados na pele sobre os músculos das plantas dos pés", diz o especialista.

O objetivo é que através dos neurorreceptores diminuam os picos de pressão em determinadas regiões dos pés e ajudem a disseminar igualmente a força por toda a superfície plantar. "As palminhas posturais utilizam mecanismos diferenciados das palmilhas mecânicas, pois proporcionam um melhor equilíbrio postural que resulta um gasto de energia menor dos músculos da coluna", esclarece Montenegro.

Essas palmilhas são confeccionadas de forma individual para atender as necessidades de cada pessoa. Contudo, antes de utilizar o método é importante buscar orientação de um fisioterapeuta para que ele indique a melhor palmilha postural, de acordo com a sua necessidade.

"A avaliação prévia é indispensável, pois é possível identificar a situação de desajuste da postura, verificar o equilíbrio e demais aspectos pertinentes. Somente após a análise minuciosa será prescrita o par de palmilhas com a densidade e função específica para cada paciente", finaliza Montenegro.

Fonte: http://www.vilamulher.com.br/familia/gravidez/tecnica-ajuda-a-corrigir-a-postura-apos-a-gravidez-613272.html