Horas na cadeira do escritório e mais algumas outras com a cabeça baixa olhando o celular, esse é um pacote completo para você ter problemas na coluna.

Problemas como dores constantes, lesões e fadiga muscular, são algumas das causas de uma má postura.

A lista de doenças causadas pela má postura é extensa, mas algumas são mais frequentes como:

Fadiga

Em função disso, a pessoa apresenta queda do rendimento e diminuição da capacidade no trabalho. A fadiga é causada por alteração nas propriedades dos músculos, intoxicação local ou jornadas excessivas de trabalho sem nenhum intervalo, somadas a postura corporal totalmente errada.

Dores nos olhos

Por concentrar a atenção durante muito tempo no brilho do monitor, a pessoa pisca menos e com isso a superfície da córnea resseca, resultando em irritação, vermelhidão e cansaço dos olhos. Nesse caso, é necessário fazer paradas frequentes, olhar para objetos que estão mais longe. Procurar piscar os olhos e fazer aquela paradinha básica de 5 minutos a cada meia hora pelos menos para poder descansar os olhos.

Dores nas costas

É provocada pelo uso de móveis não adaptados à pessoa. O uso da cadeira de forma errada é o maior causador de dores nas costas. O encosto da cadeira precisa estar posicionado exatamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada. Também é necessário que o encosto seja flexível a ponto de não permitir que o usuário escorregue para trás.

 Ler

 A Lesão por Esforço Repetitivo é causada pelo uso excessivo do teclado ou do mouse por um período maior que o normal, o que pode ser pior se   estiver usando o computador com a postura errada. Em alguns casos, a LER pode ficar restrita ao membro afetado, geralmente mãos e braços.   Começa   com uma inflamação, que acaba exigindo imobilização e medicação. Nesse caso, a volta ao trabalho ou atividades cotidianas pode demorar.   Mesmo   após esse período, as dores podem voltar com frequência ou não.

 

Tenossinovite

É uma das doenças mais comuns causadas pela má postura. Causa inflamação dos tendões, que em estágio avançado, provoca espasmos de dor, impedindo a pessoa de segurar até um objeto leve, como uma caneta, por exemplo. Nesse caso a recuperação não é fácil.

Cifose torácica

É uma doença que afeta a respiração. Ela é decorrente de doença pulmonar, principalmente em asmáticos que adquirem uma postura errada para respirar enquanto estão sentados e usando o computador.

Existem ainda outras doenças causadas pela má postura como a escoliose e hiperlordose. Qualquer sinal estranho no corpo que tenha relação com a postura, o ideal é procurar um fisioterapeuta para uma avaliação e, se preciso for, iniciar rapidamente o tratamento para amenizar o desconforto.

Fonte: http://bit.ly/2QUP3yl