A podoposturologia está auxiliando a reabilitação neurológica de forma expressiva. Sabemos que ao se tratar de uma disfunção neurológica o assunto requer uma atenção maior, pois o paciente, seja ele adulto ou criança, necessita recuperar sua independência funcional.

A fisioterapeuta Patricia Hollanda Gassen nos explica melhor “a atuação do profissional que trabalha com pacientes neurológicos deve ser focada nas manifestações e sequelas neurofuncionais, e não apenas na doença neurológica. Através da análise de tarefas motoras e funcionais é possível identificar os problemas que estão interferindo na sua realização, como por exemplo, a diminuição da força e mobilidade, o aumento de tônus e a falta de graduação de movimento”.

O movimento é essencial para o bem-estar do ser humano é através dele que criamos conhecimento, domínio e exploramos o meio ambiente. No caso de crianças essa vivencia aprimora constantemente sua capacidade motora, esse processo ajuda na sua independência. E através dessa experiência sensorial a criança cria padrões sensório-motores básicos indispensáveis para as atividades funcionais.

Segundo Gassen “os pacientes com disfunção neuromotora necessitam recuperar sua independência funcional, o que torna a reabilitação um processo complexo, exigindo a reconquista de muitas capacidades como ganho de força muscular, a estabilidade, o controle motor, a restauração do controle postural e o máximo possível de mobilidade independente”.

A fisioterapeuta também ressalta que “a podoposturologia vem auxiliar no trabalho neurofuncional a partir do momento que favorece experiências sensoriomotoras sem impedir e/ou bloquear os movimentos articulares e funcionais” e inclui o caso de um dos seus pacientes “como a imagem abaixo mostra a evolução do controle postural e alinhamento biomecânico de um paciente hemiplégico em 4 meses de uso da palmilha postural associada ao trabalho neurofuncional, além da melhora postural, houve melhora nas atividades funcionais, exemplo, subir e descer escadas, correr, postura de cócoras”.

PODOPOSTUROLOGIA AUXILIA NA REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA
Caption

 

Patricia Hollanda Gassen é fisioterapeuta, proprietária da Clínica de Reabilitação Neurológica – REVIVER e docente do Curso de Especialização em Neurologia com ênfase em Neuropediatria pela Faculdade IBRATE, Curso de Especialização em Fisioterapia Neurofuncional pela UDC – Anglo e no Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-ortopédica Funcional pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO.

 

Thais Cazado

Assessoria de Comunicação

(43) 9133.2608

assessoria@opportuni.com.br