Não é surpresa para ninguém que o corpo humano é uma máquina de engrenagens. Ele é todo interligado e quando algum membro ou órgão não está bem, outro consequentemente também pode ser afetado.

Quando falamos em postura corporal, devemos levar em conta principalmente três elementos fundamentais (olhos, oclusão dentária e pés) para que o corpo promova uma posição harmoniosa em relação a seu centro de gravidade. Assim se um ou mais desses receptores do sistema postural estiverem desregulados poderá ocorrer um desalinhamento postural como afirma Dr. Victor Marcassa Neto, médico fisioterapeuta e especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva, com formação em podoposturologia.

A podoposturologia pode ajudar nos problemas de visão recorrentes as dores de coluna
Caption

 

A Visão e Postura

Quando se tem algum problema relacionado à visão, não somente os olhos estão envolvidos. Muitas vezes a inclinação da cabeça e do tronco é exigida e por isso o corpo todo passa a ser afetado. “Os que são mais relevantes e influenciam diretamente na postura são os relacionados à refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo) e os relacionados aos distúrbios de convergência ocular (estrabismo – estático ou dinâmico) decorrentes de fraqueza ou retração dos músculos responsáveis pelos movimentos dos olhos”, alerta.

Segundo ele, os problemas de visão acabam resultando também em alterações na coluna vertebral (escoliose, cifose, hiperlordose) na tentativa de adaptar o corpo a situação, pois após alguns meses acaba se fixando, fazendo com que o organismo entenda esse novo padrão postural como correto e gerando esses tais danos. “Nesses casos, as vértebras rodam e ocorre um bloqueio vertebral em certas regiões da coluna onde poderão causar pinçamento nervoso, artrose, formação de bicos de papagaio, rigidez articular, contratura muscular, fraqueza muscular, dores na coluna e limitação dos movimentos”, complementa.

A Podoposturologia tem sido uma grande aliada não somente nos problemas posturais decorrentes, mas inclusive no tratamento de problemas de visão quando ainda não fixados. Muitos destes problemas ocorrem ainda na infância (congênitos), porém diversos deles podem ser adquiridos em qualquer período da vida.

A reeducação postural através de palmilhas é uma técnica rápida e eficaz, baseada sempre em exames clínicos específicos. “O uso das palmilhas podem solucionar os problemas visuais de caráter adaptativo e ainda reversíveis – aqueles que apareceram com o tempo e que não passaram de um ano de alteração”, explica o fisioterapeuta.  O tratamento não é para a vida toda. Normalmente, após 45 a 90 dias os parâmetros posturais observados tornam-se corrigidos sem o uso das palmilhas, adaptando-se ao novo padrão postural.

 

Fonte: Revista Corpore

http://revistacorpore.com.br/materias/reabilitacao/podoposturologia/problemas-na-visao-podem-causar-dores-na-coluna